Por Yuri Amakos

A transformação do consumidor em tempos de crises climáticas

O Brasil está enfrentando uma das maiores secas já registradas na história, aliada ao avanço das queimadas por todo o país. Além de destruírem áreas importantes do nosso bioma como a Amazônia, Pantanal e o Cerrado, esses incêndios contribuem ainda mais nas mudanças climáticas, com efeito direto à natureza e à vida.

Antes tratada como um diferencial, hoje, a sustentabilidade é indispensável para os consumidores. E não estamos falando apenas de reciclagem. Mas de todo o processo que vai do desenvolvimento do produto até a compra. 

Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 50% dos consumidores verificam se um item foi realmente produzido de forma sustentável. Vale lembrar que, em 2019, esse percentual não passava dos 38%. 

O primeiro obstáculo é a desconfiança

Cerca de 59% das pessoas já deixaram de consumir algum produto porque a empresa não estava alinhada com práticas sustentáveis, como a não realização de testes ou maus tratos a animais e crimes ambientais. 

Nem todas as marcas que se posicionam como clean beauty seguem práticas sustentáveis. Esse conceito envolve responsabilidade social e ambiental, que vão desde a escolha de matérias-primas até o impacto das embalagens no meio ambiente. Esse posicionamento reforça um ciclo completo de respeito à natureza e às comunidades locais.

Clean beauty: uma nova era para o consumo consciente

Aqui, na AMAKOS da Amazônia, o conceito clean beauty é utilizado desde a nossa fundação, para promovermos não apenas a beleza, mas também a preservação da nossa biodiversidade. 

Investimos em ciência verde e ingredientes naturais, como Açaí, Cacay, Copaíba e Sangue de Dragão, mostrando que é possível criar cosméticos de alta performance, respeitando a nossa floresta e as comunidades locais. 

Por isso, apoiar marcas sustentáveis não é apenas uma tendência, mas uma necessidade. Fazemos parte desse grande bioma e precisamos cuidar do nosso planeta. Enquanto isso, as empresas devem ter a consciência de que esta é uma contribuição a um futuro mais verde e não simplesmente uma demanda de mercado. 

Lembre-se: fazer o bem para o planeta também significa fazer bem para si mesma. Afinal, a nossa pele e o nosso organismo sofrem impactos diretos do ambiente em que vivemos. 

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