By Gustavo Zanetti

Hidratante ou balm, qual é o melhor para a minha pele?

Na rotina de beleza é comum surgir dúvidas sobre os benefícios de alguns produtos e uma das mais frequentes é a diferença entre hidratante e balm. Apesar do objetivo de ambos ser o cuidado com a pele, eles atuam de formas diferentes. 


O hidratante, como o nome diz, é desenvolvido para manter a hidratação natural por meio da reposição de água. Também previne o ressecamento, deixa a pele viçosa, equilibra a oleosidade, pode minimizar manchas e, no rosto, ainda suaviza as linhas finas. 


Entre os ativos que têm afinidade com água: 


  • Sangue de dragão - que conta com a substância proantocianidina, um antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais potente que a vitamina E;

  • Cacay - um óleo que contém 50% a mais de vitamina E, duas vezes mais ácido linoleico do que o óleo de Argan, e três vezes mais retinol, quando comparado com o óleo de rosa mosqueta;  

  • Copaíba - um óleo resina que tem em sua composição o ácido copálico, com propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que auxiliam na hidratação e na maciez da pele, na regeneração do colágeno, melhorando a elasticidade e firmeza.


Balm: ação reparadora e protetora 

Sua textura é mais densa, por ser composta por óleos e manteigas, que formam uma espécie de barreira, evitando a perda de água, protegendo contra as agressões externas, como clima frio e seco,  aliviando irritações e descamações (comuns em peles sensíveis). 


Entre os ativos: 

Pau Rosa - que tem ação hidratante e calmante; 

Manteiga de Cacau nativa - que é emoliente, regeneradora e estimulante.

E a Copaíba - sim, esse ativo é uma estrela quando se fala em reparar a derme.  


Por isso, o balm geralmente é indicado para peles sensíveis e áreas que costumam ressecar com mais facilidade, como lábios, cotovelo, joelho e outras partes do corpo. 


Efeito slugging 

Quando a sua pele precisar de cuidados extras, por estar seca, ressecada, rachada, sem brilho e áspera, ou você estiver em climas extremos (muito calor ou frio), vale fazer o slugging, uma técnica que consiste em aplicar primeiro o hidratante, para repor a umidade, aguardar alguns segundos para o produto ser absorvido, e depois aplicar o balm, que faz a função de “selar”, ajudando a reter a água e potencializando a hidratação. 


Fique atenta às necessidades da sua pele 


Só assim você consegue entender o que precisa usar. Invista em produtos clean beauty, com ingredientes naturais e eficazes, e que ainda têm o compromisso com práticas sustentáveis. 


Se estiver em São Paulo, dê um pulinho na Casa Amakos da Amazônia (R. dos Pinheiros, 411 - Pinheiros) e peça ajuda a uma de nossas consultoras para avaliar a sua pele e escolher os produtos de acordo com o que você precisa. 


Gostou do conteúdo? Siga as nossas redes sociais para outras dicas de beleza clean

beauty

https://www.instagram.com/amakos_oficial/

https://www.tiktok.com/@amakos_oficial

https://www.linkedin.com/company/amakos/

 

Share: