Beleza e autocuidado: como organizar sua rotina de skincare?

Beleza e autocuidado: como organizar sua rotina de skincare?

Mantenha a saúde e a boa aparência da pele com passos essenciais

Se sua primeira experiência com o tema “skincare” foi uma rotina composta por mil passos, saiba que os cuidados com a pele podem ser bem mais simples do que você imagina. Mais do que isso: você pode criar seu próprio ritual de skincare com poucos passos usando produtos mais funcionais.

Quantidade vs. qualidade

Dedicar alguns minutos preciosos do dia para o cuidado da pele pode reverter-se em benefícios para o bem-estar físico e emocional. Por isso, esse momento deve ser baseado em escolhas que fazem sentido e não uma sequência obrigatória de passos. O skinimalismo é um conceito que defende justamente isso: processos mais simplificados, mas com produtos de qualidade e eficientes, e formulação natural e saudável. 
Quem adota esse pensamento tem a simplicidade como lema. Selecionar poucos e bons produtos permite entender melhor as reações da pele a cada um deles e saber o que, de fato, vale a pena. Consequentemente, esse é um caminho para um consumo mais consciente, poupando um dos recursos mais preciosos do nosso dia a dia: o tempo.

Escolha o que faz sentido

Já ficou mais do que claro que no skinimalismo os produtos escolhidos têm total importância no processo e nos resultados. Por isso, conhecer os ingredientes, o processo de produção e a tecnologia utilizada em cada um deles pode proporcionar escolhas mais assertivas.
A linha de produtos Amakos responde muito bem às suas necessidades. Formadas por insumos amazônicos naturais e não tóxicos, os ingredientes como óleo de Copaíba, Sangue de dragão e Cacay, que são usados há milhares de anos, combinados com a biotecnologia, trazem resultados mais rápidos e efetivos.
Os efeitos sensoriais são notáveis: da maciez à hidratação, firmeza e luminosidade. Essa percepção externa é um reflexo do tratamento nos tecidos da pele, que aumentam a produção de colágeno e elastina, enquanto diminuem a produção de radicais livres.

Passo a passo do skincare simples e funcional

Poucos passos diários são o que você precisa para garantir a manutenção da boa aparência e da saúde da pele. Ao saber a importância de todos eles, você pode criar a sua rotina de skincare minimalista e funcional. Confira as dicas!


Limpeza
A rotina de skincare sempre começa com a limpeza da pele. Esse é um passo essencial para preparar a pele e abrir os poros para receberem os ativos dos produtos que vêm em seguida. A limpeza garante que não haja acúmulo de sujeira – causadora de obstruções e acnes.
A espuma de limpeza da Amakos tem como ativo a Copaíba, conhecida popularmente como “antibiótico da mata” ou “árvore milagrosa”, isso porque tem ação antibacteriana, anti-inflamatória e cicatrizante. Na pele, seus efeitos são múltiplos, por conta do ácido copálico, presente em sua composição.


Tratamento

O tratamento da pele é individual, ou seja, depende do aspecto da cútis a ser melhorado, sejam linhas de expressões, firmeza, luminosidade, entre outros. A Amakos tem séruns voltados para todas essas funções. Enquanto a linha de Copaíba é um super hidratante que dá a pele a capacidade de refletir a luz, o sérum de Sangue de dragão reduz rugas e flacidez e o de Cacay regenera e traz vitalidade.


O Sangue de dragão tem como destaque a proantocianidina, componente que tem capacidade antioxidante e combate radicais livres de forma ainda mais efetiva que a vitamina E. Já o Cacay tem propriedades regenerativas por conta do retinol-like e a mimetização do esqualano natural produzido por nossa pele, que melhora as funções das células.

 

Hidratação

A hidratação da pele deve fazer efeito nos aspectos visíveis, dando à camada externa melhor aparência tanto quanto às camadas mais estruturais, a nível dos tecidos da pele. Esse é o processo de reposição ou a retenção de moléculas de água na derme e epiderme, as camadas mais superficiais da pele, e pode ser feita com cremes, géis e loções.


Mesmo as peles mais oleosas precisam de hidratação – mas, nesse caso, é ideal escolher produtos mais leves e de absorção mais rápida. Já peles mais secas podem absorver cremes e óleos mais densos. A Amakos tem cremes faciais e loções corporais que, além de hidratar, promovem efeitos terapêuticos pelos óleos essenciais utilizados.

 

Cuidados esporádicos

Existem alguns procedimentos que podem ser feitos esporadicamente para melhorar aspectos da pele e contribuem também para o skincare diário. O uso de máscaras, por exemplo, tem a função de regenerar a pele após dias atípicos (com uso excessivo de maquiagem, por exemplo) ou para promover uma hidratação extra.


Já a esfoliação pode ser realizada algumas vezes por semana, a depender do seu tipo de pele – para aquelas mais sensíveis, a recomendação é de uma frequência menor. Com produtos que contém substâncias abrasivas, as células mais superficiais da pele são retiradas para dar lugar a um tecido mais jovem. Assim, o tecido fica mais macio e pronto para receber hidratação. 

Fazer o bem

O skincare pode ser um momento para fazer bem não só a si mesma como para o mundo. Portanto, ter consciência sobre toda a cadeia produtiva dos produtos utilizados no processo faz todo o sentido. As marcas também têm seu papel: devem ser transparentes sobre os processos de produção, da extração de matérias-primas aos resultados.


Escolher produtos feitos com ingredientes livres de parabenos, trietanolamina, silicones, corantes e derivados petroquímicos, com manejo sustentável e desenvolvidos sem crueldade animal é uma forma de olhar para os seus processos de forma mais ampla. Afinal, cuidar do planeta também é cuidar de si mesma, nos níveis físicos, emocionais e sociais. Que tal?


Amakos: beleza que mantém o mundo.

Posts relacionados


×