· Por Gustavo Zanetti
Como usar o óleo para hidratar o cabelo?
O óleo auxilia na umectação, na redução do frizz, no fortalecimento da fibra, pode funcionar até mesmo como um protetor térmico (antes do uso das ferramentas de calor, como secador, chapinha e modelador) e até mesmo estimular a circulação no couro cabeludo.
Como escolher
-
O correto é usar um óleo vegetal ou uma combinação de óleos.
-
Observe a embalagem se está escrito clean beauty (em português beleza limpa, elaborado com fórmulas sustentáveis).
-
Verifique se pode ser usado no couro cabeludo. Muitos não têm essa indicação e, se forem aplicados, podem entupir os folículos ocasionando a queda ou piorando esse problema.
-
Veja se tem a indicação para todas as texturas (das lisas à cacheadas).
Evite
O óleo mineral. Ele é composto por derivados do petróleo, que não é solúvel em água ou álcool, leva a acúmulo de resíduos nos fios, criando uma camada que é difícil de remover durante a lavagem e bloqueia a ação de outros tratamentos capilares. Resultado: cabelos mais fracos e sem vida.
Fuja ainda dos seguintes ingredientes, que significa que o óleo é parcialmente ou totalmente mineral: petrolato, parafina líquida e vaselina.
O silicone, que também é um tipo de óleo mineral, vai plastificar o fio e impedir a penetração da água.
Passo a passo para usar óleo capilar nos cabelos
Umectar antes de dormir: passe o produto nos fios secos, evite o couro cabeludo. Deixe agir
durante a noite e no dia seguinte lave como de costume. Mas não adianta encharcar o cabelo com o produto, pois a fibra não consegue absorver o excesso.
Pré-poo: é a etapa antes do shampoo e não deve ser realizada em todas as lavagens. Aplique algumas gotas nos fios secos. Use uma toalha umedecida em água morna para ajudar a abrir a cutículas e fazer o produto penetrar. Deixe agir entre 20 minutos e meia hora. Em seguida, lave normalmente.
Potencializar a hidratação: adicione de três a cinco gotas do óleo na máscara capilar, misture e aplique nos fios, da raiz até as pontas. Dê uma pausa de cinco minutos e enxágue.
Protetor térmico: espalhe algumas gotas nos fios antes de usar as ferramentas de calor.
Finalizador: deve ser aplicado com as madeixas secas para estimular ainda mais o brilho, minimizar as pontas duplas e o frizz.
Minimizar a queda e a oleosidade no couro cabeludo: aplique algumas nas pontas dos dedos e faça movimentos leves e circulares. O gestual pode ser realizado antes da lavagem ou como um passo da finalização. Só não exagere na quantidade.
Por que usar o Liquid Forest nos cabelos?
Ele combina oito óleos amazônicos 100% puros, como pau rosa, maracujá e castanha, que possuem nutrientes que hidratam, nutrem, doam brilho e restauram a umidade da fibra capilar.
Tem mais: pode ser usado no couro cabeludo para estimular o crescimento e controlar a oleosidade. Como um óleo multibenefícios, também é indicado para o rosto e o corpo.
Gostou do conteúdo? Tem mais aqui https://www.instagram.com/p/DCPlLL3vskt/?img_index=1
Siga as nossas redes sociais para outras dicas de beleza clean beauty
https://www.instagram.com/amakos_oficial/
https://www.tiktok.com/@amakos_oficial
https://www.linkedin.com/company/amakos/