Por Yuri Amakos

Devo esfoliar o couro cabeludo?

Devo esfoliar o couro cabeludo?


Você já parou para pensar que, assim como cuidamos da pele do rosto, o couro cabeludo também precisa de uma atenção especial? Essa área é fundamental para a saúde e a beleza dos fios. Se você sofre com oleosidade excessiva, caspa, descamação ou sente que os produtos se acumulam na raiz, esse cuidado pode ser o que faltava para revitalizar suas madeixas.


Todos podem esfoliar?


A resposta curta é: praticamente todo mundo. Porém, quem tem o couro cabeludo mais oleoso pode se beneficiar mais da esfoliação, já que a técnica ajuda a controlar a produção de sebo e a desobstruir os poros.


Se o seu couro cabeludo é mais seco ou sensível, é preciso ter um pouco mais de cautela e optar por uma frequência menor - sempre observando as respostas da sua pele.


Quais os benefícios?


Incorporar a esfoliação na sua rotina traz inúmeras vantagens:


Limpeza profunda: remove o excesso de oleosidade, resíduos de produtos (como cremes e finalizadores) e células mortas que sufocam a raiz.


Estímulo à circulação: a massagem realizada durante a esfoliação (veja como fazer, abaixo) melhora a circulação sanguínea na região, o que ajuda a nutrir os folículos capilares.


Crescimento fortalecido: com os poros desobstruídos e bem nutridos, os fios têm o caminho livre para crescerem mais fortes e saudáveis.


Prevenção de problemas: ajuda a prevenir e tratar questões como caspa, descamação e a queda capilar associada à obstrução dos folículos.


Ingredientes da natureza que fazem a diferença


Na hora de escolher um bom shampoo esfoliante, a natureza oferece ativos poderosos e sustentáveis. Fique de olho em ingredientes como:


Extrato de Jaborandi: matéria-prima utilizada pelos povos originários e ribeirinhos, que é fonte de pilocarpina, substância que fortalece os fios e impede a queda, estimulando o crescimento capilar.  



Scrub de Murumuru: promove uma renovação celular com diferencial emoliente. Detalhe: ele é obtido dos resíduos gerados da produção da manteiga de murumuru e se torna uma alternativa sustentável já que proporciona uma segunda renda para as comunidades que trabalham com a extração do ativo.


Extrato de Chá Verde Nanoencapsulado: conta com o EGCG (Epigalocatequina-3-Galato), um polifenol que estimula o crescimento, pois melhora a microcirculação do couro cabeludo e tem ação anti-inflamatória.


Produto ideal


Procure cosméticos clean beauty com esses ativos, principalmente um shampoo esfoliante. 


Aposte no Shampoo Esfoliante Phytotech Haircare (link), da Amakos da Amazônia, que é um produto para esfoliar o couro cabeludo, removendo células mortas e o excesso de resíduos, ao mesmo tempo que promove uma microbiota saudável. É ideal para quem sofre com oleosidade excessiva, caspa e acúmulo de resíduos de produtos. Também é indicado para quem tem problemas com queda capilar, pois ele melhora a circulação no couro cabeludo, desobstrui os folículos e estimula o crescimento saudável dos fios.


Como usar?

Massageie suavemente com movimentos circulares para evitar agressões ao couro cabeludo e enxágue em seguida, se necessário repita a operação. Faça a esfoliação uma vez por semana ou a cada 15 dias, dependendo do tipo de couro cabeludo. Indicado para todos os tipos de cabelos.


Se estiver em São Paulo, dê um pulinho na Casa Amakos da Amazônia (R. dos Pinheiros, 411 - Pinheiros) para conhecer mais o produto. 


Gostou do conteúdo? Siga as nossas redes sociais para outras dicas de beleza clean beauty

https://www.instagram.com/amakos_oficial/

https://www.tiktok.com/@amakos_oficial

https://www.linkedin.com/company/amakos/

 

Compartilhar: