· By Yuri Amakos
Dia da Amazônia
5 de setembro é comemorado o Dia da Amazônia, um dos patrimônios e uma das reservas naturais mais ricas de todo o planeta.
Com sete milhões de quilômetros quadrados, sendo cinco milhões e meio de florestas, a data busca alertar a população sobre a conservação e a conscientizar sobre a importância desse ecossistema para a vida de todos.
Afinal, o bioma é fundamental no controle das mudanças climáticas e na preservação da biodiversidade mundial.
Como contribuímos para a proteção às florestas?
A AMAKOS da Amazônia tem em seu DNA a política de preservação da Floresta em Pé, seguindo os preceitos do ESG, garantindo o compromisso de ser o mais verde possível em todo o processo, com matérias-primas puras e de qualidade.
Também cumpre a ISO 16128, combinando insumos naturais e agroflorestais provenientes de comunidades extrativistas e pequenos produtores do bioma Amazônico.
Atende ainda oito dos 17 ODSs (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) na ordem
estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU):
1 - Erradicação da pobreza
8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico
9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura
10 - Redução das Desigualdades
11- Cidades e Comunidades Sustentáveis
12- Consumo e Produção Sustentáveis
13- Ação Contra a Mudança Global do Clima
17-Parcerias e Meios de Implementação
Ativos amazônicos
A Amakos da Amazônia tem uma coleção de cosméticos. São 12 produtos testados dermatologicamente, divididos em quatro linhas: a Copaíba Hydra; a Cacay Vital; a Sangue de Dragão Antioxi; e a Nanotecnologia Verde.
Linha Sangue de Dragão Antioxi
A resina de Sangue de Dragão (Croton lechieri Mueli. Arg, nome científico) está presente nas fórmulas AMAKOS da Amazônia especialmente pelo ativo proantocianidina, um antioxidante 20 vezes mais potente que a vitamina C e 50 vezes mais potente que a vitamina E, para neutralizar radicais livres, diminuir linhas e rugas finas, estimular a produção de colágeno, firmar a pele, uniformizar o tom, prevenir manchas, contribuir para a regeneração, hidratar profundamente, tudo para prevenir o envelhecimento precoce.
A resina de Copaíba (Copaifera sp, nome científico), planta amazônica conhecida como “árvore milagrosa”, está presente nas fórmulas da AMAKOS da Amazônia por gerar um óleo de grande complexidade, utilizado há mais de 500 anos. Em sua composição, há o ácido copálico que é anti-inflamatório, antibacteriano, antisséptico e com alto poder cicatrizante. Também possui uma alta capacidade de refletir a luz, o que dá à pele um aspecto luminoso. Sua extração ocorre pela Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, uma Unidade de Conservação localizada na região nordeste do Estado do Amazonas.
O Cacay (Caryodendron orinocense, nome científico) é uma árvore cuja semente se extrai um óleo potente (com fitoesqualano que é hidratante). Ele contém 50% a mais de vitamina E, duas vezes mais ácido linoleico (vitamina F) do que o óleo de Argan, e três vezes mais retinol (vitamina A) que o óleo de rosa mosqueta.
Nas fórmulas da Amakos da Amazônia, o Cacay é utilizado por sua concentração de retinol, que contribui para a mimetização do esqualano natural, um processo que faz com que alguns óleos vegetais “imitem” as propriedades do esqualano encontrado na pele humana, contribuindo com a hidratação e a proteção, devido à sua compatibilidade e semelhança com a composição lipídica da pele.
Também aumenta sua resistência às agressões, resultando em uma pele hidratada, revitalizada e macia. Por seus efeitos de regeneração celular, estimula a produção de colágeno e elastina, minimizando os efeitos nocivos dos radicais livres.
A nanotecnologia está presente nas fórmulas da Amakos da Amazônia por meio das nanocápsulas de ativos desenvolvidas com o uso da tecnologia verde. A nanobiotecnologia permite o nanoencapsulamento de ativos e vale explicar que nanômetro (nm) é uma medida de algo muito pequeno, por exemplo 1nm equivale a um bilionésimo de 1 metro.
Por isso, o tamanho nanométrico permite que os ativos nanoencapsulados penetrem nas camadas mais profundas da pele, melhorando sua absorção. Outro ponto é que os ativos são liberados gradualmente a partir das nanocápsulas, garantindo um efeito prolongado, sem necessitar de reaplicação frequente.
Mais uma vantagem da nanotecnologia utilizada na Amakos da Amazônia é que dentro das nanocápsulas, os ativos ficam protegidos de reações de degradação ou volatilização, garantindo maior estabilidade e aumento da performance dos produtos.
Já sabia dessas riquezas naturais? A AMAKOS da Amazônia conecta a tradição local com a inovação, trazendo o melhor da biodiversidade para a sua skincare. Valorize sua beleza de forma sustentável e consciente, sempre!